2015-03-30

Devo cancelar minhas férias para não prejudicar a empresa? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 30/03/2015, com uma ouvinte que tem as férias marcadas, mas não sabe se cancela porque o seu setor irá ficar sem ninguém porque sua colega irá pedir demissão.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Devo cancelar minhas férias para não prejudicar a empresa?

férias canceladas

Uma ouvinte escreve: "Estou vivendo uma situação muito complicada para a qual não vejo solução. É o seguinte: estou para sair de férias. Meu superior aprovou e eu já comprei as passagens e paguei parte do hotel. Acontece que uma colega de trabalho, que reparte comigo o serviço do setor, me confidenciou que irá pedir demissão porque conseguiu outro emprego. E me disse que, para não prejudicar as minhas férias, ela só irá se demitir um par de dias depois que eu já tiver viajado. Para piorar, ela me falou que pagará o aviso prévio e sairá no mesmo dia, porque a outra empresa precisa dela de imediato. Não sei o que fazer. O setor não pode ficar sem nós duas, mas eu teria que cancelar as férias pelas quais já paguei para não criar um problema para o meu superior. O que faço?"

Bom, saia de férias. Esse é um direito seu, que você está exercendo legitimamente. A demissão da sua colega não é um problema seu, e sim da empresa. O fato de você ter sido informada da demissão não a obriga a fazer um sacrifício pessoal e financeiro.

O que pode acontecer de ruim é a sua colega dizer ao superior que você sabia da demissão e não disse nada. Do ponto de vista da empresa, essa seria uma atitude condenável da sua parte, embora na realidade não seja. Então, peça para a sua colega se calar.

Quando você voltar, posso lhe assegurar que você terá uma surpresa: a de descobrir que o setor funcionou bem na ausência de vocês duas. A impressão que você tem agora, a de que o serviço irá ficar paralisado, é errada. Empresas sempre encontram soluções. E a sua também encontrará. Boas férias!

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: