2015-03-11

Aprenda a ser Chefe: Como tratar um subordinado que já foi seu desafeto? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 11/03/2015, com a série "Aprenda a ser Chefe", sobre como um novo chefe deve tratar um subordinado que foi seu desafeto enquanto colega de trabalho.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Aprenda a ser Chefe: Como tratar um subordinado que já foi seu desafeto?

subordinado desafeto

Como tratar um subordinado que foi um desafeto? Essa é uma situação que quase todo chefe precisa encarar. Imagine alguém, que pode ser você, que trabalhava em um setor com mais doze colegas e sempre se deu bem com onze deles, mas não muito bem com o décimo-segundo.

Desde o começo, a antipatia foi mútua, sem que nenhum dos dois soubesse explicar porque um nem conversava com o outro. Com o tempo, vocês dois decidiram tocar as vidas e fazer de conta que o outro não existia. Pararam até de se cumprimentar. Só que um dia, você é promovido. E a sua grande dúvida passa a ser: o que fazer em relação ao colega ignorado, que agora se tornou seu subordinado?

Para começar, considere o óbvio. Seu colega deve estar muito mais preocupado que você. Quando a sua promoção foi anunciada e o seu colega não pediu demissão imediatamente, isso quer dizer uma de três coisas. Ou seu colega pretende mostrar que você não serve para ser chefe dele, ou ele está conformado com a nova situação, ou ele vai ficar só até conseguir outro emprego.

Em qualquer dos casos, você deve chamá-lo para uma conversa, para dizer que lamenta que o relacionamento entre vocês não tenha sido o ideal e para deixar claro que você pretende dar a ele o mesmo tipo de tratamento que dará a todos os demais colegas. Ou seja, você vai pedir, cobrar e exigir, mas sendo sempre ético e justo, porque essa é a sua responsabilidade como chefe. Aí, peça a colaboração dele para que tudo caminhe bem.

Se ele afrontá-lo, dizendo, por exemplo, que não concorda com a sua promoção, você deve tomar um fôlego e dizer calmamente e sem vacilar, que ele pode pensar o que quiser, mas na primeira oportunidade em que ele desacatar você, ele será demitido. Se você não fizer isso, perderá a autoridade e o respeito dos outros subordinados.

Mas tenha previamente a certeza de que terá o amparo da empresa para tomar essa decisão. Se você demitir o colega e depois tiver que voltar atrás, você não durará muito como chefe.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: