2015-03-17

Aprenda a ser Chefe: Existe uma solução para qualquer situação - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 17/03/2015, com a série "Aprenda a ser Chefe", com uma lição para a carreira: existe uma solução para qualquer situação, por mais complicada que ela pareça, baseada em um verbo e um pronome: esforce-se.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Aprenda a ser Chefe: Existe uma solução para qualquer situação

trabalhando duro

Nós somos brasileiros. Temos a nossa cultura, nosso jeito e nossas idiossincrasias, uma palavra complicada que impressiona bem em conversas corporativas.

Um dia, eu recebi um convite para participar de um processo seletivo em uma empresa multinacional, para um cargo de chefia. Era uma tremenda oportunidade, a melhor da minha vida até então. Tudo o que eu precisava fazer era encarar um par de entrevistas e ser melhor do que outros dois candidatos.

"Tudo bem", eu pensei. E eu pensei cedo demais. A última das entrevistas seria com um executivo gringo, em inglês, e eu não falava mais que dez palavras em inglês.

Como bom brasileiro, sempre em busca de compreensão, carinho e uma passadinha de mão na cabeça, eu expliquei a situação para o presidente da empresa no Brasil, com a certeza de que ele me livraria da entrevista em inglês. Ele me ouviu e me respondeu: "Esforce-se". E eu quase caí da cadeira.

Como assim, esforce-se? A entrevista seria na manhã do dia seguinte. Como é que alguém vai conseguir aprender inglês em doze horas, por mais esforçado que seja? Mas o presidente nem quis ouvir meus argumentos.

O verbo que ele usou estava no tempo imperativo, não era uma sugestão, era uma ordem em forma de recado. A entrevista estava marcada, seria em inglês e cabia somente a mim, decidir se continuava no processo ou se desistia dele.

No dia seguinte, trêmulo do topete ao bico do sapato, eu levei para a entrevista um bloco de papel e uma caneta. E tentei me comunicar com o gringo através de desenhos e de mímica.

Para minha surpresa, fui aprovado e contratado. Mais do que um novo emprego, eu aprendi a lição mais valiosa da minha vida profissional: a de que existe uma solução para qualquer situação, por mais complicada que ela possa parecer.

As coisas não estão acontecendo? Falta reconhecimento? Não há oportunidades? Tudo é difícil? Não dá tempo? A resposta para esses e para todos os outros entraves de uma carreira estará sempre em um verbo e um pronome: esforce-se.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: