Desde criança, cercado por coisas mecânicas, Justin Gershenson-Gates adorava desmontar seus brinquedos para ver como eles funcionavam por dentro, mas raramente conseguia remontar o brinquedo com todas as peças no lugar certo. Hoje, ele pega relógios velhos e rearranja as suas pequenas peças e engrenagens em belos e detalhados designs, que vão de peças de joalheria a mini-esculturas (mini pelo tamanho, não pela complexidade).
Nessas esculturas, o artista cria verdadeiros animais mecânicos, dando vida a pequenos insetos como louva-a-deus, moscas e libélulas, aracnídeos metálicos como aranhas e escorpiões (como todo bom fã de Homem-Aranha sabe, aranhas não são insetos), além de pequenos robôs humanóides, tudo a partir de peças de relógios antigos e outros pequenos elementos como lâmpadas velhas.
O que mais me chamou a atenção nas esculturas de Justin Gershenson-Gates foram mesmo os insetos e aracnídeos mecânicos. Para colocar em perspectiva o tamanho das esculturas nas fotos, o artista geralmente coloca uma moeda junto à escultura, ou ainda coloca a escultura na palma ou em cima de sua mão. O resultado, impressionante, é que as esculturas de aranhas, louva-a-deus, escorpiões, moscas e outros, parecem pequenos robôs em formato de insetos (ou aracnídeos) interagindo com o artista. E além do aspecto mecânico com toques de ficção científica, as esculturas muitas vezes também têm um toque steampunk, com aquele visual futurístico-retrô.
Vejam os insetos e aracnídeos mecânicos nas incríveis mini-esculturas de Justin Gershenson-Gates:
Imagens via perfil de Justin Gershenson-Gates no DeviantArt. Dica via The Design Inspiration - Mechanical Mantis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário