2015-03-10

Aprenda a ser Chefe: Chefes devem preparar um sucessor? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 10/03/2015, com a série "Aprenda a ser Chefe", com o perigo para chefes que preparam os seus sucessores em empresas que não adotam as melhores práticas.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Aprenda a ser Chefe: Chefes devem preparar um sucessor?

ajudando na carreira

Você deve preparar o seu sucessor? Essa pergunta é muito mais importante do que parece. Há empresas que só promovem os chefes que se preocuparam em preparar alguém para sucedê-los. Esse procedimento faz parte daquilo que chamamos de "as melhores práticas das empresas modernas".

Mas também há empresas que pensam de forma bem diferente. Eu devo uma de minhas primeiras promoções ao fato de que tinha um chefe muito ambicioso. Ele me preparou para substituí-lo, e se colocou à disposição da diretoria para assumir novos e grandes desafios. Resultado: eu fui mesmo promovido, mas o meu chefe foi dispensado. Na ótica daquela empresa, que dava mais importância aos custos do que às carreiras, eu poderia substituir o meu chefe com vantagens, porque ganharia menos do que ele.

Não tive nenhum trauma de consciência com esse desfecho inesperado, porque eu não havia pedido nada a meu chefe e nem conspirei para a saída dele. Mas daí em diante, eu fiquei ciente do perigo que corria naquela empresa, caso eu formasse um sucessor para me substituir.

Embora eu seja totalmente a favor das melhores práticas, eu diria que, no mais das vezes, um chefe ambicioso deve preparar meio sucessor, alguém que saiba bastante, mas não o suficiente para assumir o cargo. Se uma oportunidade de promoção aparecer, o chefe acelera a preparação do meio sucessor. E se não aparecer, o chefe não corre o risco de perder o emprego só porque se encantou ao ler histórias de empresas modernas que adotam as melhores práticas.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: