2015-03-02

Aprenda a ser Chefe: Os erros mais comuns que os chefes comentem - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 02/03/2015, com a série "Aprenda a ser Chefe", com os dez erros mais comuns que os chefes cometem.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Aprenda a ser Chefe: Os erros mais comuns que os chefes comentem

erros dos chefes

Uma sugestão: elimine da sua rotina de chefe, os erros mais comuns que um chefe comete. São dez:

Primeiro: má comunicação. É o chefe não dizer exatamente o que quer e depois reclamar que o subordinado não faz o que ele queria e como queria.

Segundo erro: não elogiar. Se o chefe não sabe reconhecer um trabalho bem feito, o subordinado não terá estímulo para fazer melhor ainda.

Terceiro erro: criar um ambiente de desconfiança. Isso acontece quando o chefe critica um subordinado para outro subordinado, ao invés de ir falar diretamente.

Quarto erro: não defender os subordinados. Chefes devem ser um escudo para seu pessoal, e não um cúmplice das críticas alheias.

Quinto erro: prometer o que não pode cumprir. Muitas vezes, para incentivar os subordinados, os chefes fazem promessas que dependerão de aprovação superior.

Sexto erro: não cumprir o que prometeu. Quando o chefe esquece o que falou, o subordinado deixa de acreditar em novas promessas.

Sétimo erro: aceitar bajulação. Chefes que apreciam puxa-sacos perdem o respeito do resto dos subordinados.

Oitavo erro: falta de educação. Chefes que tratam os subordinados na base do grito ou da ofensa, não estão mostrando poder, estão mostrando insegurança.

Nono erro: fugir da responsabilidade. É empurrar um problema com a barriga ao invés de dar uma resposta clara para um subordinado.

Décimo e pior de todos os erros: soberba. Achar que, por ser chefe, virou Deus. O chefe é apenas um igual, que tem um título temporário e provisório.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: