2015-03-03

Aprenda a ser Chefe: Assumir o papel de chefe é mais simples do que parece - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 03/03/2015, com a série "Aprenda a ser Chefe", com dicas para jovens que alcançaram a chefia pela primeira vez e com os dois erros básicos que chefes de primeira viagem cometem.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Aprenda a ser Chefe: Assumir o papel de chefe é mais simples do que parece

chefes e líderes

Há pessoas que são alçadas a uma chefia e aí descobrem que talvez a promoção tenha sido prematura, que ainda faltaria uma coisinha ou outra para, de fato, exercer a chefia como se deve. Essa incerteza afeta quem ainda é jovem e assumiu o seu primeiro cargo de chefe, principalmente quando vários subordinados têm mais idade e mais tempo de casa.

Comece pensando que uma chance dessas é rara. Se você não aproveitá-la, vai se lamentar muito no futuro, porque talvez não apareça outra. Além disso, você é jovem e pode correr riscos que já não seria recomendável correr se você já tivesse passado dos 40 anos. Então respire fundo e vamos lá.

O que você precisa fazer, desde o primeiro dia na nova função, é assumir o seu papel de chefe. E a coisa é mais simples do que parece. São apenas dois os erros básicos cometidos por um novo chefe que sabe muito sobre o trabalho, mas nunca chefiou uma equipe.

Primeiro erro: tentar superar a insegurança criticando demais o trabalho dos outros. Um chefe que só critica gera um ambiente ruim de trabalho. O bom chefe elogia o que está certo, aponta o que está errado e ensina pacientemente como ele quer que o trabalho seja feito.

Segundo erro: render-se à insegurança e fazer o trabalho dos subordinados. Isso é bem comum. O chefe acha que vai perder tempo explicando ou criar algum atrito se decidir mandar, e aí resolve fazer o trabalho por conta própria. Isso gera a acomodação da equipe.

Se você superar essas duas fases, o resto se resolverá rapidamente. Além disso, nunca deixe de considerar que a sua empresa viu em você condições de assumir uma chefia. E é muito difícil que essa avaliação esteja totalmente errada. Portanto, mesmo que você sinta alguma dificuldade inicial para acreditar em você mesmo, acredite em quem o promoveu.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin