2015-03-26

'Fui chamado de retardado pelo meu supervisor na frente de outros colegas' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 26/03/2015, com um ouvinte que foi chamado de retardado pelo supervisor na frente de seus colegas.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Fui chamado de retardado pelo meu supervisor na frente de outros colegas'

assédio moral no trabalho

Um ouvinte escreve: "Fui chamado de 'retardado' por meu supervisor na frente de meus colegas de trabalho. O que posso fazer?"

Do ponto de vista legal, você pode mover uma ação por assédio moral contra o seu supervisor. Faça uma busca na internet e você verá que há muitas sentenças favoráveis de juízes a empregados que moveram esse tipo de ação.

Mas antes que você saia procurando um advogado, eu acrescentaria duas coisas. A primeira é que a maioria dessas ações foi movida por funcionários concursados do serviço público, que não corriam o risco de serem dispensados.

E a segunda é que outra boa parte moveu a ação depois que deixou a empresa, e não enquanto ainda estava nela. Por que? Porque a empresa pode demitir um empregado alegando outro motivo qualquer. E aí, alegar que o xingamento havia sido, sem dúvida, censurável, mas nada tivera a ver com a dispensa.

Então, se você não quer correr nenhum risco, registre bem o fato, com data, horário, local e nomes de testemunhas e mova a ação depois que você já estiver trabalhando em outra empresa.

A segunda situação possível seria a de sua empresa tomar uma providência contra o supervisor se você denunciá-lo ao setor de recursos humanos. Se existem antecedentes em sua empresa quanto a isso, essa seria a melhor solução. Se não existem, você pode ser o primeiro a tentar.

De qualquer forma, não deixe o caso ficar por isso mesmo. Agora ou no futuro, tome uma providência. Passou o tempo em que humilhações desse tipo ficavam sem punição.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: