2015-03-25

É normal ter receio em trocar de emprego? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 25/03/2015, com um ouvinte que recebeu uma proposta para mudar de emprego, mas sente receio em mudar.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

É normal ter receio em trocar de emprego?

trocar de emprego dúvida

Um ouvinte escreve: "Você provavelmente dirá que estou delirando, mas o meu caso é simples de explicar. Trabalho em uma empresa faz dez anos, tenho um bom cargo e ganho bem. Recebi uma proposta para trabalhar em outra empresa, de porte semelhante, mas ganhando mais e com melhores benefícios. Parece que não há o que pensar, mas estou com receio de aceitar. Fico pensando que pode não dar certo e aí eu teria trocado uma relativa estabilidade por uma aventura que me deixou desempregado."

Não, você não está delirando. Apenas está comparando o salário e os benefícios, que são dados concretos, com uma situação abstrata, a da possível perda do emprego futuro.

Se você tem menos de 30 anos, eu lhe diria para aceitar correndo, porque você tem muito tempo de carreira pela frente e ainda é muito cedo para frear o próprio desenvolvimento.

Se você já passou dos 45 anos, ser cuidadoso é um sinal de sabedoria e talvez você acabe preferindo ficar onde está por se sentir bem remunerado e bem respeitado.

Qualquer que seja a sua idade, uma solução seria você mudar com um contrato que lhe garantisse dois anos de estabilidade na nova empresa. Se isso não for possível, eu lhe sugiro seguir os seus instintos.

Se você é precavido por natureza, não gosta de fazer dívidas e nunca na vida apreciou situações de risco, você não é adepto de mudanças. Para você se sentir melhor, caso decida recusar a oferta, saiba que muito mais gente do que você pensa faria a mesma coisa. Entre a mudança e a segurança, é mais natural no ser humano apostar naquilo que já conhece.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: