2014-12-09

Mercado de trabalho tem preferência por especialistas - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 09/12/2014, sobre como o mercado de trabalho prefere especialistas nos empregos de início de carreira.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Mercado de trabalho tem preferência por especialistas

especialista mercado de trabalho

Uma ouvinte escreve: "Tenho em meu currículo vários cursos de disciplinas diferentes e já fui questionada por esse fato. Parece-me que os recrutadores ficam com um pé atrás por eu saber um pouco de muita coisa e não muito de uma coisa só. Pergunto se o mercado prefere super-especialistas ou pessoas com multi-formação?"

Tirando os dois prefixos, o mercado dá preferência a especialistas. Isso porque, principalmente nos empregos de começo de carreira, empresas precisam de funcionários que possam executar bem uma única função. E na hora de contratar, escolhem aqueles que possuem o curso mais compatível com a natureza do trabalho a ser feito.

A formação mais abrangente vem depois, quando o funcionário se estabiliza em sua escolha inicial e passa a procurar outros cursos, que possam não apenas acrescentar conhecimento ao que ele já faz, como também agregar outros aprendizados que serão úteis na sequência da carreira. Por exemplo, administração para um engenheiro.

A multi-formação prévia pode induzir um recrutador a pensar que o candidato a emprego ainda não definiu que rumo pretende seguir. O que significa que, se for contratado, poderá mudar de ideia mais uma vez e deixar o emprego.

Uma maneira de você solucionar esse inconveniente seria a de colocar em seu currículo apenas o curso que seja mais compatível com a função para a qual você esteja se candidatando. Ou seja, um currículo diferente para cada vaga pretendida.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: