2014-12-16

'Devo aceitar um emprego provisório para ter mais chances de ser contratado futuramente?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 16/12/2014, com uma ouvinte que está desempregada e quer conseguir uma colocação provisória porque empresas preferem contratar quem já está empregado.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Devo aceitar um emprego provisório para ter mais chances de ser contratado futuramente?'

contratação funcionária

Uma ouvinte escreve: "Estou procurando emprego há 3 meses e não encontro. Como me parece que empresas dão preferência a contratar quem está empregado, seria interessante eu conseguir uma colocação, mesmo em um setor diferente e com um salário menor, só para ter melhores oportunidades em processos futuros?"

Sim, desde que você consiga esse emprego provisório em uma empresa que possua o tipo de vaga que você realmente deseja. Aí, uma posterior transição interna lhe permitiria voltar ao patamar em que você estava.

A segunda opção, ou talvez seja a primeira, seria você conseguir um emprego em sua área, mas por um salário um pouco mais baixo do que ganhava. Por exemplo, em uma empresa de menor porte que teria interesse em seus conhecimentos, mas que não tenha condições de lhe pagar o que você recebia.

Mantendo-se no seu ramo de atuação, você não precisaria oferecer muitas explicações em futuras entrevistas. Bastaria dizer ao selecionador que você aceitou uma redução temporária de salário para manter-se empregada e que não se arrependeu porque pôde continuar aprendendo e sendo útil.

A opção que você propôs remete mais a uma situação de desespero. Aquela em que você precisa trabalhar de qualquer maneira e imediatamente, caso contrário suas finanças pessoais irão para o ralo. Se não for esse o seu caso, suas opções mais convenientes seriam: o salário mais baixo em sua área ou o ingresso em outra área, mas em uma empresa que poderá lhe acenar com oportunidades em curto prazo.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: