2014-12-18

Trabalho noturno pode ser empecilho para quem tem ambições - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 18/12/2014, sobre como trabalhar no período noturno pode ser um empecilho para a carreira.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Trabalho noturno pode ser empecilho para quem tem ambições

trabalho noturno

Ontem agradeci a diversos ouvintes advogados trabalhistas que ajudaram a elucidar um ponto que me havia ficado obscuro sobre recontratações. Hoje quero agradecer a um médico do trabalho, que fez a gentileza de escrever sobre outro assunto tratado há dias: o do trabalho no período noturno.

Demonstrando que bons profissionais enxergam além dos limites de suas próprias responsabilidades, ele pondera que a saúde do pessoal do terceiro turno vai bem, obrigado, mas há um ponto que mereceria uma menção: a do desenvolvimento profissional. Os empregados que ele atende à noite sabem muito pouco sobre o que acontece na empresa e acreditam que eventuais promoções irão sempre contemplar aqueles que trabalham durante o dia.

Eu concordo inteiramente. De dia, todos os santos estão no altar e a convivência diária com as pessoas que irão decidir quem será promovido já é um passo rumo a uma promoção. Nas empresas em que eu trabalhei e que tinham terceiro turno, as poucas promoções eram para outros trabalhos também no período noturno. Não me recordo de um só caso de promoção com transferência para o horário diurno.

Então, fica a valiosa dica do médico. Trabalhar à noite proporciona salário comparativamente maior, provoca menos encheção porque há menos chefes, e adiciona ao currículo uma experiência interessante. Mas pode ser um empecilho para quem possua ambições que vão além da sessão coruja corporativa.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: