2014-12-10

Contratar parentes não é necessariamente injusto - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 10/12/2014, com uma ouvinte que foi preterida em uma vaga de emprego em prol da sobrinha de um diretor da empresa.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Contratar parentes não é necessariamente injusto

família no trabalho

Uma ouvinte escreve: "Comecei a participar de um processo seletivo que foi interrompido na metade. E a sobrinha de um diretor da empresa foi contratada para a vaga. Pergunto se isso é justo?"

Bom, podemos inverter a situação? Vamos supor que você esteja precisando de um emprego. Casualmente, você tem um tio que ocupa um cargo de gestão em uma empresa. Não creio que você se sentiria mal em ir conversar com o seu tio e solicitar a ele uma oportunidade caso surgisse uma vaga na qual você se encaixasse. Como um tio amável que ele é, ele lhe responderá que verá o que pode fazer. Uma semana depois, ele lhe telefona e diz que há uma vaga para você. Qual seria a sua reação?

Primeira opção: você perguntaria: "Tio, mas será que não existe uma outra pessoa, até mais bem preparada do que eu, que possa ocupar essa vaga? O senhor não acha que seria mais justo a empresa conduzir um processo seletivo em que todos os candidatos tivessem chances iguais, em vez de me dar a vaga de mão beijada? Eu sei que o senhor só me indicou porque sou sua sobrinha e fui lhe pedir um favor, mas eu prefiro recusar esse emprego."

Ou, segunda opção: ao receber a boa notícia, você ficaria feliz, agradeceria a seu tio e começaria a trabalhar sem nem pensar que outra pessoa possa ter sido preterida.

Se você escolher a primeira opção, terá razão ao considerar injusta a contratação daquela sobrinha do diretor. Se você escolher a segunda opção, terá entendido que uma boa rede de relacionamentos é essencial para a construção de uma carreira.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: