2014-12-29

Existe algum tipo de financiamentos para micro-empresas? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 29/12/2014, com um ouvinte que procura crédito para expandir o seu pequeno negócio.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Existe algum tipo de financiamentos para micro-empresas?

micro crédito

"Sou um micro-empreendedor. Na verdade, bem micro", um ouvinte escreve. "Comecei um negócio próprio praticamente sem capital, consegui equilibrar as contas depois de quatro meses e agora gostaria de expandir o negócio, mas não tenho recursos. Fui me informar em alguns bancos sobre empréstimos, mas me assustei com as taxas de juros. Existe algum tipo de financiamento específico para micros bem micros, como eu?"

Sim, a Caixa tem um programa chamado "Crescer", que foi criado há alguns anos com a finalidade de incentivar os micros bem micros, sejam eles formais ou informais. Você poderia conseguir um empréstimo que seria pago em 12 parcelas com juros de 0,4% ao mês, no mínimo.

Aí é uma questão de você fazer contas. Os juros realmente são baixos em relação, por exemplo, aos juros do crédito ao consumidor. Mas não são tão baixos assim para um micro-empreendedor que esteja em dúvida se poderá obter o devido retorno em curto prazo.

De qualquer forma, vale a pena você procurar uma agência e entender tudo o que será necessário para que o empréstimo seja concedido, em temos de documentos e garantias, o prazo de carência para você começar a pagá-lo, e o que acontecerá se você por ventura tiver algum problema de caixa que não lhe permita saldá-lo em dia.

Caso decida optar pelo empréstimo, sugiro que você adote a proverbial regrinha da prudência, pegando o mínimo de que você necessita para dar o próximo passo, e não o máximo que o banco possa eventualmente lhe oferecer.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin