2014-12-22

Minha empresa tem dificuldades para contratar e manter os funcionários - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 22/12/2014, com um ouvinte que trabalha em uma pequena empresa e tem dificuldade para contratar e manter empregados.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Minha empresa tem dificuldades para contratar e manter os funcionários

saindo do trabalho

Um ouvinte escreve: "Sou gerente de uma empresa de pequeno porte que concorre com grandes empresas. Além de termos dificuldade para atrair bons profissionais, já que não podemos oferecer um plano de carreira, os poucos que contratamos, treinamos e formamos, acabam sendo atraídos por empresas maiores. Você teria alguma sugestão a nos dar?"

Teria. Você precisaria rever o seu processo de seleção.

Atualmente, nós falamos cada vez mais em ambição, na construção de uma carreira, na necessidade de continuar estudando e na mudança de emprego sempre que haja vantagens no tocante à remuneração e às oportunidades futuras.

Para jovens ambiciosos, tudo isso soa como uma sinfonia. Para pequenas empresas, parece mais uma marcha fúnebre, como se a função delas fosse a de revelar talentos para que depois outras empresas possam se beneficiar deles.

Portanto, a única maneira de você minimizar esse efeito seria o de contratar empregados que não entrem já pensando no dia em que irão sair.

Nem todo jovem é ambicioso. Nem todos querem ser chefes. Muitos desejam um emprego estável e não fazem questão do tamanho ou do nome da empresa. Nas entrevistas, você precisa identificar essas pessoas.

Por exemplo, filhos de pais que passaram por poucos empregos tendem a ser mais estáveis.

Mas, principalmente, faça perguntas e mais perguntas até descobrir se você está diante de um candidato com grandes ambições imediatas. Muitos são assim, mas muitos não são e nem querem ser. E são esses que você precisa identificar nas entrevistas.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: