2014-12-26

'Devo dizer para o meu chefe que estou com depressão?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 26/12/2014, com um ouvinte que foi diagnosticado com sintomas de depressão e não sabe se conta ou não para o chefe.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Devo dizer para o meu chefe que estou com depressão?'

depressão no trabalho

Um ouvinte escreve: "Fui diagnosticado com sintomas de depressão. Acordo de manhã pensando que seria melhor se o mundo acabasse. Não sei como dizer isso a meu chefe e nem sei se deveria dizer. Se eu disser, não sei qual será a reação dele e se não disser, sei que só vou piorar."

Primeiro, a boa notícia: o mundo vai acabar, é só uma questão de tempo. E agora a má notícia: ele não irá acabar durante o período em que você estiver de passagem por ele. Então o melhor a fazer é se tratar, porque você terá muitos anos pela frente com plenas condições para aproveitar bem a vida.

Para começar, você não precisa dizer nada ao seu chefe. Um atestado médico já será suficiente caso você se afaste do trabalho. E se o médico apenas lhe prescrever medicamentos, ninguém precisa saber que você está em tratamento.

Depressão não é uma doença incurável. Dependendo do seu grau de depressão atual, e se seguir à risca as recomendações médicas, em menos de um ano você já estará achando que o mundo não deveria acabar nunca.

Agora, o que a sua empresa fará quando você voltar? Você corre o risco de ser demitido? Até pode acontecer, caso a sua função seja ocupada, como será, e não haja outra vaga para acomodá-lo quando você retornar. Porém, o risco que você corre, escondendo a sua depressão com receio de ficar sem emprego já, é muito maior que o risco de perder o emprego depois que você estiver curado.

Portanto, faça o que é sensato. Nenhum emprego vale a sua saúde e a sua sanidade mental.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: