Mas de vez em quando, surge algo criativo, mas de muito mau gosto. E até quem não é diretamente relacionado com o assunto pode sentir um mal estar. Creio que esse foi o caso da campanha da Cia Athletica criada pela DM9DDB, em que dois "fiscais" multam gordos que andavam pelas ruas de Sampa com alguma estampa na camiseta, uma vez que a publicidade em outdoors lá está proibida.
Eu, que desde meus 12 anos já não aguento ver essas "pegadinhas", além de não achar essa propaganda legal, também não achei engraçada. Aliás, eu nunca frequentaria um lugar que fizesse uma propaganda estilo "pegadinhas".
Eis um exemplo de como não se deve fazer propaganda:
Informações sobre o vídeo, retiradas do Nova Mídia - Novo Marketing: Gordos: Cia Athletica, combate à mídia exterior - "Preconceito pouco é bobagem".
Bem, mas não é só pra falar desse vídeo, que eu já tinha visto há algum tempo, que é este post.
No mesmo post do Funtasticus que serviu de fonte para o post anterior das propagandas, haviam duas imagens de propagandas que me chamaram a atenção, justamente por abordarem de certo modo, a obesidade.
A campanha diz: Obesidade é suicídio. Olhem as imagens (cliquem nas imagens para aumentar):


A primeira faz alusão aos homens bomba, mas a bomba na verdade são tabletes de manteiga. A segunda, mostra alguém se enforcando com uma corda de linguiça. (Não confundir com aquela piada de "nos tempos em que se amarrava cachorro com linguiça". ;P )
Bem, fiz uma rápida pesquisa no Google e descobri o autor dessas peças, chamado Brandon Knowlden. E vi que ele fez mais uma peça desta campanha, como está na página dele, em seu book:

Nesta imagem, uma mulher "se mata" com M&Ms, (ou com o genérico nacional, Confeti), em alusão ao suicídio com pílulas.
A reação a essa campanha parece bem dividida, alguns não gostaram, acharam de muito mau gosto. Outros ainda apontaram o aspecto "business" da campanha.
Por exemplo, Dana, do A Sizable Apple (em inglês), levanta a questão de que a obesidade é muito mais como o fumo (ou seja, uma coisa lenta e gradual, mas que eventualmente PODE te matar), do que como o suicídio, que muitas vezes está associado a outros distúrbios, mentais ou psicológicos.
Já Laura Moncur, do Starling Fitness (também em inglês), aponta que, o que o autor promove como sendo uma campanha de utilidade pública, na verdade é uma mera propaganda de um doutor que realiza cirurgias bariátricas. Entretanto, segundo o próprio site do médico, o site dele foi indevidamente utilizado na campanha... Em quem acreditar?
Particularmente (e falando como gordo também, que se pesa usando arrobas em vez de quilos, hauhauhauh), eu não achei essa campanha da "Obesidade é suicídio" tão ruim assim. É impactante? Sim. Pode causar um certo mal estar em alguns? Pode.
Mas ao contrário da propaganda da Cia Atlética, eu não acho que ela mexa com a dignidade dos gordinhos. Também acho exagerado dizer que comparar obesidade com suicídio é ultrapassar a linha. Concordo que eles não estão no mesmo nível, mas para efeitos de impacto, não acho que exagerar na obesidade (colocando assim, no nível do último ato, o suicídio) seja de extremo mau gosto.
Atentem que o Ministério da Saúde faz algo parecido com o cigarro, colocando aquelas mensagens e imagens "singelas" nos maços de cigarro.

Concluindo, tirando o fato da campanha dos suicidas gordinhos ser ou não business, eu achei ela impactante, mas não gostei dela. Mas também não achei ela de tão mau gosto assim... Como diria uma amiga minha, não fede nem cheira.