2018-08-27

'Tenho doutorado. Posso adicionar o título de doutor ao meu e-mail corporativo?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 27/08/2018, com um ouvinte que concluiu um doutorado e quer saber se pode adicionar o título de doutor em seu e-mail corporativo.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Tenho doutorado. Posso adicionar o título de doutor ao meu e-mail corporativo?'

e-mail corporativo

Um ouvinte escreve: "Trabalho em uma empresa bem grande e tenho um título de doutorado. Como essa formação me custou muitas horas de dedicação e um razoável investimento financeiro, pergunto se posso adicionar o título de doutor a meu e-mail corporativo?"

Bom, em muitos países, isso certamente seria normal. Nos Estados Unidos, por exemplo, a adição da sigla PhD ao nome de um profissional, não provoca nenhum tipo de insatisfação aos colegas de trabalho.

No Brasil, o título de doutor sempre acompanhou alguns profissionais específicos, como médicos, advogados e cientistas. Mas no mundinho corporativo, a coisa muda de figura.

Embora eu concorde com o seu merecimento, é bem provável que você seja acusado de ostentação ou coisa pior, se enviar um e-mail de trabalho com um "Doutor" atrelado a seu nome.

E como você trabalha em uma empresa bem grande, certamente há nela profissionais com mestrado, MBA e outras distinções. E muitos deles criticarão o seu atrevimento em seu auto-promover.

O que lhe sugiro é consultar a área de recursos humanos, que poderá decidir se é adequado que todos os funcionários com títulos passem a usá-los internamente.

Eu posso quase lhe garantir que a resposta será negativa. O seu doutorado é, de fato, uma conquista. Mas no Brasil corporativo, alardear algo que a maioria não tem, é interpretado como presunção, e não como exemplo.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: