A principal e mais conhecida série de esculturas de Jacqueline Tse é a "Death by Sugar" (numa tradução livre, "Morte por Açúcar"). Nessa série de esculturas em porcelana branca, a artista cria bolos, sorvetes e outros doces com pequenos detalhes macabros, crânios e caveiras, que lembram constantemente a morte (memento mori). O resultado é intrigante, uma vez que as guloseimas apetecem o olhar glutão, mas sempre com lembranças mortais. Sobre seu trabalho, a artista diz:
"Meu trabalho fala para as ansiedades do ser humano, particularmente os dilemas da sociedade moderna urbana cotidiana. Ele é uma exploração em andamento do consumismo sem vergonha, tanto digital quanto tangível, para celebrar a beleza e falha dessa frágil condição.
Nessa série que eu chamo de 'Death by Sugar' (Morte por Açúcar), intrincadas confecções de porcelana são criadas com um perturbador charme irresistível, resultando numa dimensão surreal além de sonhos, onde açúcar e fetos de açúcar são misturados numa delicada e agridoce narrativa pop.
Branco é a cor da morte na cultura chinesa, e essa série de esculturas é sobre a paz que eu tenho encontrado acerca meu vício em açúcar. As superfícies parecidas com ossos das porcelanas são pensadas para serem provocativas e pacíficas ao mesmo tempo. (...) Esses trabalhos são motivados por minha relação pessoal de amor-ódio com açúcar e parte memento mori. É uma ode a minha obsessão e natureza indulgente, nostalgia infantil, amor a confeitaria, frustração e finalmente, aceitação a meu vício em açúcar."
Vejam Morte por açúcar - as macabras esculturas de porcelana com doces de Jacqueline Tse:
Imagens via site de Jacqueline Tse. Dica via Supersonic Art - Jacqueline Tse at Talon Gallery.
Um comentário:
um pouco sinistro...
lembrei de um confeiteiro q gosta de fazer coisas em formatos bem esquisitos com bolos e doces.
Postar um comentário