Áudio original disponível no site da CBN.
É preciso estar seguro para indicar um amigo para uma vaga de emprego
Consulta de um ouvinte que não sabe se indica um amigo para uma vaga. Ele diz:
"Da mesma maneira que mantenho uma lista atualizada de amigos e profissionais que podem me ajudar, eu também faço parte da lista de algumas pessoas. Há 6 meses um amigo precisava de uma indicação, e eu o recomendei para uma vaga na empresa em que trabalho. Ele foi contratado, mas logo mostrou que não estava a altura da função. Conclusão: em menos de 3 meses, ele foi dispensado e sobrou pra mim. Meu gerente me acusou de pensar no interesse do meu amigo e não no interesse da empresa. Pegou muito mal. Agora, tenho outro amigo na mesma situação e há uma vaga aberta em minha empresa. Não sei o que fazer."
Bom, começando pelo fim, seu gerente tem razão. Empresas não contratam funcionários porque eles têm bons amigos, mas porque eles serão bons profissionais. E quando a empresa confia no julgamento de um funcionário, como confiou no seu, boa parte da responsabilidade passa para você. Você tem que estar seguro quanto a indicação.

Todos nós temos amigos que queremos ajudar. Mas no fundo, nós sabemos que alguns deles não são modelos bem acabados de eficiência. Em alguns casos, temos até a certeza de que eles não estão nem aí com o trabalho, porque eles mesmos já confessaram isso, em rodas de amigos.
E aí vem a história do bicho: se não indicamos a pessoa, podemos perder a amizade dela. E se indicamos, podemos perder a confiança da empresa. A única maneira de resolver essa situação é dividindo a responsabilidade por três: indique o amigo para uma entrevista, mas avise quem for entrevistá-lo, para ser bem meticuloso na avaliação. Quanto ao amigo, diga que você fez a sua parte ao indicá-lo, mas que a empresa tem um processo de seleção bastante rigoroso, e por isso, ele precisa se preparar muito bem para a entrevista.
Resumindo, como regra geral, não misture as coisas. Não indique um amigo porque não há alternativa melhor para você. Indique porque será a melhor alternativa para a empresa.
Max Gehringer, para CBN.
Um comentário:
Hey moço que anda!
Hehe...
Tem uma chuva de selinhos p/ vc em meu blog!
Passa lah!
Bjs
Postar um comentário