Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/===================================================================================
Pequeno dicionário do mundo corporativo: achar

A palavra de hoje é achar.
Um ouvinte escreve para dizer que na empresa dele, é proibido falar "eu acho". Porque "eu acho" é a mesma coisa que "eu não sei". Por isso, diz o ouvinte, a ordem é dizer "eu opino", que passa uma impressão de segurança.
Vamos tentar entender. Achar veio do latim aflare, com o sentido de cheirar. Outra palavra que veio da mesma raiz é olfato, o nosso aparelho cheirador.
Já o verbo opinar, de fato, é mais contundente. Ele veio do latim opinare, acreditar.
Na empresa do nosso ouvinte, "eu opino" quer dizer eu acredito no que estou falando. E "eu acho" significa "veja bem, eu não tenho certeza, mas alguma coisa nessa história não está me cheirando bem.
Max Gehringer, para CBN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário