2010-09-15

'Pedi demissão no meu 1º dia de trabalho. Que efeito isso terá no futuro?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 15/09/2010, sobre as consequências para um ouvinte que pediu demissão no primeiro dia de trabalho.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Pedi demissão no meu 1º dia de trabalho. Que efeito isso terá no futuro?'

colegas de trabalho
Um ouvinte conta a sua história. Ele diz: "Fui contratado por uma empresa e pedi demissão no primeiro dia. O ambiente de trabalho era um lugar horroroso, com sujeira acumulada pelos cantos, banheiros imundos e pessoas falando mais palavrões do que palavras. Não me arrependo, mas a minha carteira profissional ficou com dois registros, um de entrada e um de saída, em apenas dois dias. Que efeito isso poderá ter em meu futuro?"

Bom, considerando-se que o seu futuro será bem longo, o efeito irá se diluir com o tempo. Mas no curto prazo você precisa encontrar uma boa explicação para oferecer aos entrevistadores. Não que pedir demissão logo no primeiro dia seja algo usual, mas há muitos casos de profissionais que não chegam a completar três meses no emprego.

Como você irá chegar, a qualquer entrevista, já antecipando aquele trágico momento em que a inevitável pergunta sobre a sua saída relâmpago lhe será feita, você corre o risco de se concentrar apenas nisto, e aí ficar nervoso e se complicar.

Eu sugiro que você nem espere pela pergunta. Comece a entrevista pedindo licença para explicar o que aconteceu, sem exagerar muito nos detalhes escabrosos. Mas engate algo que evitará que o entrevistador fique com o pé atrás. Por exemplo, que você já se informou sobre a empresa que está lhe entrevistando e que só recebeu informações positivas sobre ela.

Você pode até assumir a culpa por não ter sido cuidadoso ao aceitar o emprego anterior. Dito isso, coloque-se à disposição para responder as perguntas do entrevistador, e não mencione mais a empresa sujinha, e nem tente fazer piada sobre ela. Concentre-se no que você tem a oferecer a nova empresa, e você se sairá bem.

E só por via das dúvidas, antes da entrevista começar, seria conveniente você dar uma passadinha no banheiro da empresa, apenas para se certificar de que você não estará cometendo o mesmo erro pela segunda vez. A ânsia de conseguir um emprego acaba fazendo com que muitos candidatos deixem de prestar atenção a coisas óbvias, como aconteceu com você.

Max Gehringer, para CBN.

14 comentários:

CintiaYamane disse...

"não mencione mais a empresa sujinha"... hahahahhahaha
bom, por mim, pagando bem, que mal tem? trabalho até no chiqueiro.. hauhaua

Unknown disse...

No meu caso foi questão de não me adaptar com o serviço de limpeza. Trabalhei só um dia também.

Unknown disse...

Eu também entrei em uma empresa e trabalhei Só 4 horas e pedi as contas me arrependi muito de ter entrado não gostei de nada la e pedi as contas 4 horas depois...

Unknown disse...

Eu entreguei minha carteira a data para começar e dia 02/05 porém fiz entrevista e passei em outro w vou fazer exames para começar também dia 02 como proceder aviso a empresa para não registrar ou aguardo o resultado dos exames par ver se dá certo na empresa q fiz os exames

Unknown disse...

Passei cinco dias no abatedor e sai pq o ônibus não estava pegando mas no mesmo local e tinhamos que sair pra um ponto muito longe de onde era combinado e agora quero entrar em outra empresa de abatedor oq eu deve falar na entrevista isso pode prejudicar falar a vdd ela pode q eu vou sair si n pegar o ônibus

Unknown disse...

Passei cinco dias no abatedor e sai pq o ônibus não estava pegando mas no mesmo local e tinhamos que sair pra um ponto muito longe de onde era combinado e agora quero entrar em outra empresa de abatedor oq eu deve falar na entrevista isso pode prejudicar falar a vdd ela pode q eu vou sair si n pegar o ônibus

Unknown disse...

Passei cinco dias no abatedor e sai pq o ônibus não estava pegando mas no mesmo local e tinhamos que sair pra um ponto muito longe de onde era combinado e agora quero entrar em outra empresa de abatedor oq eu deve falar na entrevista isso pode prejudicar falar a vdd ela pode q eu vou sair si n pegar o ônibus

Unknown disse...

Tô nessa situação , comecei hj no meu novo emprego e ja não quero ir mais amanhã , nao era aquilo que eu pensava e oque me falaram que iria ser .

Leticia disse...

E no caso de ser contratada pra uma função e descobrir que era outra com salário menor e vc não assinar contrato de trabalho nem eles pegarem sua carteira e depois vc descobrir que eles assinaram a carteira virtual, e vc não quer pq não foi o que foi passado na entrevista e vc trabalhou 1 dia e viu que não se encaixa mesmo na função, o que fazer? A empresa descaradamente agiu de má fe

Unknown disse...

Trabalhei apenas 1 dia vou perde o seguro.

Unknown disse...

Tou passando por isso hoje, trabalhei no dia 17, e pedi desligamento da empresa hoje 18, Meu primeiro emprego, meu primeiro dia, ouve uma falta de comunicação simples da empresa comigo, final das contas tive um dia cansativo além da conta... Ainda voltei a pé pra casa.

Unknown disse...

É o que você fez? Estou na mesma também 🤦🏾‍♀️

Unknown disse...

Fiz todos os exames deixei todos os documentos na empresa esta marcado pra eu começa a trabalhar segundo feira dia 26.04.2021 mas não pra exercer minha funcao de trabalho. nesse intervalo outra empresa que eu avia deixado currículo me chamou e nela tem minha função de trabalho agora quero desista e trabalhar na minha função que faço

Unknown disse...

Mas você recebeu algum dinheiro?