Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/===================================================================================
Os três pilares estratégicos para todas as empresas

Toda empresa moderna se sustenta sobre três pilares estratégicos. Os dois primeiros normalmente estão escritos em um quadro bonito, que fica pendurado na recepção para todo mundo ler e decorar. O primeiro é chamado de "nossa missão" e o segundo de "nossa visão".
A "nossa missão" é uma frase curta e explica o que a empresa deseja no momento presente. Por exemplo, "nossa missão é fabricar os sabonetes mais perfumados do Brasil". Já a "nossa visão" é uma frase um pouco mais longa, e diz o que a empresa pretende ser num futuro próximo. Por exemplo, "nossa missão é ser uma empresa reconhecida como paradigma mundial na fabricação de sabonetes perfumados".
A redação correta dessas duas frases permite que a empresa não se desvie de seus objetivos, tanto presentes quanto futuros. Nelas, são baseados os planos e investimentos que a empresa faz todo ano. Por isso, se a sua empresa ainda não tem a "nossa missão" e a "nossa visão", pode esperar, porque brevemente ela terá.
Esses dois pilares são fundamentais. Mas na prática, só funcionam quando vêm acompanhados do terceiro: a "nossa pressão". Se a "nossa visão" descreve onde a empresa espera chegar algum dia, e a "nossa missão" diz onde a empresa quer estar hoje, a "nossa pressão" diz claramente o que deve ser feito já, neste minuto. Enquanto a "nossa visão" e a "nossa missão" são escritas, a "nossa pressão" é falada, e em muitas situações vem acompanhada de berros e ameaças.
Qual dos três pilares é o mais importante? "Os dois primeiros, naturalmente", responderia qualquer empresa moderna. Mas, para os prezados colaboradores, é sempre bom lembrar que muitas empresas ainda nem pensaram em redigir a "nossa visão" e a "nossa missão". Mas todas elas praticam todos os dias, "a nossa pressão".
Por isso, o caminho de um funcionário que quer ter uma carreira de sucesso em uma empresa moderna, passa por três aprendizados elementares. Entender a "nossa missão", embarcar na "nossa visão" e principalmente, aguentar a "nossa pressão".
Max Gehringer, para CBN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário