2012-08-17

'Estou inseguro para começar no meu primeiro emprego' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 17/08/2012, com uma dica para um jovem inseguro que vai começar no seu primeiro emprego.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Estou inseguro para começar no meu primeiro emprego'

inseguro trabalho emprego

"Tenho 21 anos", um ouvinte escreve, "e vou começar em meu primeiro emprego. Fui selecionado num processo em que tive que superar mais de trinta candidatos. Mas me sinto inseguro quanto ao que esperar ou como me comportar. Que dicas você poderia me dar?"

Muitas. Mas vamos começar pela mais óbvia. Quando um candidato é escolhido para uma vaga, ele não escolhe os colegas com os quais irá trabalhar. Ao contrário do que acontece na escola, em que é possível ignorar a existência de um colega, no trabalho a convivência é compulsória.

Durante toda a sua carreira, desde o primeiro dia, você terá que conviver com algumas pessoas cujas características pessoais não lhe agradarão: o preguiçoso, o fofoqueiro, o negativo, o desbocado e por aí vai. A má notícia é que você não pode simplesmente se livrar dessas pessoas. A boa notícia é que elas são a minoria.

A maioria será, como eu espero que você seja, formada por pessoas que mostram o devido respeito pelas outras. Você precisará, então, aprender a lidar com as mais variadas reações emocionais no ambiente de trabalho. Algo que, infelizmente, nenhum curso ensina como fazer. E que você terá que aprender na vida prática.

Esse início de carreira costuma ser frustrante para muitos jovens, mas você leva uma vantagem por ter manifestado a sua insegurança. Assim como você, eu também entrei assustado em meu primeiro emprego. E exatamente por isso, não cometi o engano de achar que tudo seria fácil. Não foi. Mas, por outro lado, foi menos difícil do que eu temia.

Certamente, você possui conhecimento técnico suficiente. Caso contrário, não teria superado tantos candidatos. Porém, mais do que qualquer outro fator, o que determinará o seu futuro profissional será a sua habilidade para se relacionar com gente, e principalmente, com seu chefe direto.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: