Usando esses elementos, que são símbolos de violência, guerra e morte, Farrow cria lindas esculturas de templos religiosos, não discriminando nenhuma das maiores religões: há catedrais, igrejas, mesquitas e sinagogas. Além disso, o artista também cria outros elementos religiosos, como menorás (candelabro de sete braços que é um dos símbolos do judaísmo) e relicários (recipiente que guarda uma relíquia religiosa, um objeto sagrado).
Pilhas de balas se transformam em paredes, pistolas se transformam em molduras ou em braços de um candelabro, fuzis se transformam em torres. Vendo a conexão entre religião e violência e conflitos, é de se pensar se ateus mais radicais como Richard Dawkins talvez não sejam tão radicais assim ao propor a extinção das religiões.
Mesmo deixando a discussão de lado, o trabalho de Al Farrow ainda é impressionante. E é quase impossível deixar de relacioná-lo ao trabalho de Pedro Reyes em sua série Imagine, em que Reyes transforma armas usadas em instrumentos musicais.
Vejam os relicários, mesquitas, catedrais, sinagogas e outros símbolos religiosos nas esculturas feitas com armas e munição de Al Farrow:
Relicário com o osso da perna de Santa Guerra
Mesquita
Sinagoga
Catedral
Menorá
Dedo do gatilho de Santa Guerra
Igrejinha
Santa Guerra
Sinagoga
Templo muçulmano
Relicário católico
Espelho
Menorá com velas
Mausoléu
Sinagoga
Igreja
Veja também:
- Imagine - Armas transformadas em instrumentos musicais nas esculturas de Pedro Reyes
Imagens via site de Al Farrow. Dica via Beautiful/Decay - Houses of Worship Built With Weapons And Ammunition.
Um comentário:
belíssimo trabalho.
quem dera toda a munição usada pra tirar vidas inocentes fosse usada dessa forma, ao invés de matar.
Postar um comentário