Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 08/03/2013, sobre o bom humor nas empresas.
Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/===================================================================================
Bom humor faz bem
Vamos falar um pouco do bom humor nas empresas. Imagine uma cena comum nas grandes cidades: aquele trânsito pesado na hora de ir para o trabalho. Aí o sinal fecha e o motorista do carro ao lado olha para você e abre um enorme sorriso. O que você faz? Eu aposto que a maioria das pessoas imediatamente desviaria o olhar, fecharia o vidro, agarraria o volante e ficaria esperando o sinal abrir para sair o mais rápido possível do lado daquele inconveniente. Parece incrível, mas hoje em dia, as pessoas saem de casa para o trabalho preparadas para um possível assalto, mas não para um possível sorriso.
Como a maioria das empresas vê o bom humor? Com certa desconfiança. Basta ver que, em qualquer entrevista de emprego, são feitas dezenas de perguntas de todos os tipos. Mas eu nunca vi um entrevistador dizer para um candidato: descreva uma situação que você resolveu usando o bom humor.
Mas o bom humor, embora seja importantíssimo, não substitui os bons resultados. Humor nunca é o prato principal. É um ingrediente. Ele dá aquele gostinho de querer levantar da cama de manhã e ir trabalhar.
Há várias pesquisas mostrando que empresas que incentivam o bom humor são mais produtivas que empresas mal humoradas. E aí vem a grande pergunta: funcionários bem-humorados conseguem melhores resultados porque são bem-humorados ou são bem-humorados porque conseguem bons resultados? É a mesma história do ovo e da galinha. Mas as empresas inteligentes já aprenderam que galinhas bem-humoradas botam mais ovos e com muito menos esforço.
Max Gehringer, para CBN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário