2013-04-22

'Como saber se fui bem em uma entrevista?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 22/04/2013, com dicas de como saber se você foi bem em uma entrevista de emprego.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Como saber se fui bem em uma entrevista?'

boa entrevista de emprego

Um ouvinte pergunta: "Quando a gente sabe que foi bem em uma entrevista?"

Bom, primeiro, se ao final o entrevistador disser "Você foi bem", não saia comemorando. Esse é um cumprimento padrão, que equivale mais ou menos às famosas frases profissionais sem muito conteúdo, como "Então a gente se fala" ou "Vamos tomar um café um dia desses". São frases mais simpáticas do que sinceras.

Mas existem algumas coisas que você pode deduzir durante a entrevista. Vamos a elas:

Primeira: se o entrevistador não olhar para o relógio nenhuma vez, isso é positivo. Se ele olhar uma vez, é neutro. Se ele olhou mais de uma vez, é negativo.

Segunda: se a cada vez que você terminar uma resposta, o entrevistador passar para a pergunta seguinte sem fazer nenhum comentário, isso é sinal de que a entrevista ficou burocrática. Se o entrevistador pedir para você explicar melhor uma resposta, ou dar exemplos, ou contar uma história pessoal, aí é sinal de interesse.

Terceira: se o entrevistador interromper você no meio de uma resposta, isso significa que você está indo pelo caminho errado, ou falando muito, ou não sendo muito clara, ou fugindo do assunto. Se ele interromper você duas ou três vezes, é porque ele está perdendo a paciência. O bom é quando o entrevistador usa a comunicação não-verbal para incentivar você a continuar falando, como um sorriso, um gesto com as mãos ou uma afirmação movendo a cabeça. Se ele inclinar o tronco em sua direção, reduzindo a distância entre vocês, aí você realmente está agradando. Se ele se recostar na cadeira, é porque parou de escutar.

E finalmente, quarta: se você foi realmente bem, alguém da empresa fará contato em menos de dez dias. Se em vinte dias você não ouvir notícias, é hora de começar a pensar na próxima entrevista.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: