Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/===================================================================================
'Consegui o e-mail do diretor da empresa na qual eu gostaria de trabalhar, mas não sei como iniciar o contato'

Uma ouvinte escreve: "Atenta a seu conselho de que um bom networking facilita tudo no mercado de trabalho, consegui, através de um amigo, o e-mail do diretor de uma empresa na qual eu gostaria muito de trabalhar. Minha dúvida é: como devo iniciar esse contato?"
Você não deve. Uma regrinha do bom networking é a de que você não se apresente, mas seja apresentada. Eu imagino que seu amigo deva conhecer o diretor em questão. Se ele não conhece, o contato não irá funcionar. Apenas fornecer a você o e-mail do diretor, seria mais ou menos a mesma coisa que você conseguir esse e-mail através de uma pesquisa na internet. Ao escrever, você seria uma desconhecida tentando um contato. E isso muito raramente traz algum resultado prático.
Mas vamos pensar na melhor hipótese, a de que o seu amigo conheça esse diretor por ter trabalhado com ele. Nesse caso, o contato se inicia com um e-mail do seu amigo para o diretor, apresentando você como uma pessoa que poderia ser útil para a empresa e perguntando se seria possível o diretor indicar alguém que possa recebê-la para uma entrevista. Se a resposta for positiva, aí sim você escreveria agradecendo a oportunidade, colocando-se à disposição e já anexando o seu currículo na mensagem.
Em resumo, em casos como o seu, em que você ainda não conhece o profissional a quem irá pedir ajuda e nem ele a você, é indispensável a ação do intermediário que irá facilitar o contato.
Max Gehringer, para CBN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário