Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
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'O superior pode ser punido por uma falha do subordinado?'

Dúvida de uma ouvinte que é supervisora de uma área de atendimento e tem 30 subordinados. Ela escreve: "A empresa não permite que os atendentes, durante o expediente, utilizem o celular para ligações particulares. Até aí, tudo bem, todos eles sabem disso. O problema é que são muitos, e um ou outro acaba desobedecendo. Nossa gerente, que é muito severa, decidiu que no caso de um atendente ser flagrado desrespeitando a determinação, ele receberá uma advertência formal, e a supervisora também. Isso está correto? Punir o superior pela falha do subordinado?"
Bom, o que não me parece correto é impedir o uso do celular durante todo o expediente. Seria muito mais razoável permitir que um atendente solicitasse licença para fazer uma ligação quando ela fosse mesmo necessária. No caso, por exemplo, de doença em família. Deve-se acreditar também que um atendente que passa um mês inteiro sem fazer uma ligação e um dia diz ter uma situação de emergência para resolver, esteja dizendo a verdade, e não querendo matar serviço.
Você pode e deve ponderar tudo isso à sua gerente. Se mesmo assim ela preferir manter a aplicação do castigo, indistintamente a quem merece e a quem não merece, só posso deduzir que a sua gerente concluiu que você está sendo menos diligente do que deveria ser. E que a possibilidade de receber uma advertência irá fazer com que você redobre a sua atenção.
Ou é isso ou você está numa empresa que prefere punir a incentivar. E sinto dizer, nenhuma das duas situações é boa para o seu futuro.
Max Gehringer, para CBN.
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