Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/==========================================================================
'Meu salário está muito abaixo das minhas qualificações'

Um ouvinte escreve: "Tenho uma infinidade de cursos e passei por empresas de porte, mas o meu salário está muito abaixo das minhas qualificações. Convivo com colegas que ganham mais do que eu, mesmo tendo menos estudo e menor experiência. Pergunto: o que deixei de enxergar e como posso recuperar o tempo perdido?"
Bem, há uma diferença entre o valor potencial de um profissional e o valor da função que ele desempenha. Empresas remuneram apenas pela função.
Assim, num exemplo extremo, alguém com mestrado e doutorado que esteja empregado como assistente administrativo irá se encaixar na faixa que o mercado paga pelo trabalho que ele executa, embora ele tenha bagagem para atingir cargos mais elevados.
Então, respondendo à sua pergunta: por que pessoas com menor qualificação conseguem salários mais altos? Porque elas mostraram aptidões e qualidades que não estão diretamente ligadas à formação acadêmica ou ao tempo de trabalho.
Posso citar a capacidade de um profissional ser notado e apreciado dentro da empresa, algo que se consegue com resultados e relacionamentos positivos. Em outras palavras, não basta você ser bom, é preciso que seus chefes e seus colegas concordem que você é bom e falem bem de você.
Minha sugestão: tente entender o que seus colegas mais bem pagos mostraram e que você não mostrou, talvez por não achar necessário. Se você passar a fazer o que eles fizeram, poderá recuperar o tempo perdido.
Max Gehringer, para CBN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário