Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/==========================================================================
Como fazer currículo para vendedor sendo taxista há anos?

Um ouvinte escreve: "Fui taxista durante quatro anos. Ainda sou, mas o surgimento desses aplicativos que oferecem corridas a preços mais baixos, derrubou os meus ganhos. Estou conseguindo faturar, por mês, um terço do que faturava, quando muito, e as minhas finanças pessoais estão indo para o buraco.
Antes de me tornar taxista, eu era vendedor. E acredito que a minha melhor opção neste momento é retornar a esse ramo. O que devo colocar em meu currículo para não assustar os possíveis contratantes, já que, imagino, ter sido taxista não é a melhor referência para tentar uma vaga de vendedor?"
Bom, você pode colocar no currículo que prestou serviço autônomo durante quatro anos. E esclarecer, em entrevistas, que foi taxista.
O que funciona a seu favor é que a área de vendas leva mais em conta a capacidade de convencer, do que a formação em algum curso, a não ser no caso de vendas altamente técnicas.
Se você for entrevistado por uma empresa que comercializa, por exemplo, produtos de consumo no atacado ou no varejo, o que irá impressionar o entrevistador será a sua capacidade de fazer aquilo que um bom vendedor faz de melhor, que é saber vender a si mesmo.
E você ainda poderá adicionar que a sua experiência como taxista, lhe deu a oportunidade de aprender a lidar com qualquer tipo de cliente.
Se você estivesse buscando uma vaga em qualquer outra área, seria mais difícil. Na área de vendas, o que mais conta são as habilidades pessoais, que você tem de sobra.
Max Gehringer, para CBN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário