Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/==========================================================================
'Existe ordem para quadros de formação e experiência profissional no currículo?'

Um ouvinte pergunta se existe uma ordem no currículo, para os quadros de formação e de experiência profissional. Qual deve vir antes?
Bom, depende da vaga. Se for uma posição inicial, por exemplo, de auxiliar, menciona-se primeiro os cursos concluídos, do mais recente para o mais antigo.
Já a experiência deve vir antes em duas situações. A primeira é quando o último curso feito foi concluído há mais de dez anos. E a segunda é quando a experiência é tão importante quanto o curso, ou mais. Em cargos de marketing ou vendas, ou em posições de chefia, onde o profissional já trabalhou é mais importante do que onde ele estudou.
O terceiro ponto a ser considerado é algo que está se tornando comum no mercado de trabalho: o de uma pessoa estar tentando ingressar em uma área na qual ela nunca trabalhou e que nada tem a ver com o curso feito, porque a área de formação está saturada. Por exemplo, alguém que se formou em Arquitetura e Urbanismo e se candidata a uma vaga em Recursos Humanos.
Em casos assim, é melhor nem mandar currículo, porque sempre haverá candidatos mais qualificados. A vaga somente seria conseguida através de uma indicação direta de alguém que tivesse influência na empresa.
Max Gehringer, para CBN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário