Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
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Nunca responda mensagens mal-educadas de imediato
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Escreve uma ouvinte: "Respondi a uma mensagem injuriosa, que recebi de um colega de outro setor da empresa, e bati de volta no remetente. Para minha surpresa, o ofendido levou o caso ao conhecimento do meu gerente, que me advertiu verbalmente.
Pior que isso, o gerente me disse que eu vinha sendo considerada para uma eventual promoção. Mas, para merecê-la, eu teria que aprender a lidar melhor com meu destempero. Posso ter me excedido um pouco no que escrevi, mas o fulano que começou a encrenca saiu ileso e não sei bem como digerir esse mal entendido."
Bom, uma dica para você e muitos ouvintes: a facilidade tecnológica da resposta instantânea tem um lado perverso.
Em redes sociais existe até um acordo informal de que mensagens recebidas precisam ser retornadas de imediato, para demonstrar o interesse em participar do grupo.
O resultado é que todos os dias há notícias sobre gente se explicando nas redes, por ter postado antes de ter pensado. Em empresas, como você aprendeu da pior maneira, o desfecho de uma resposta impensada pode ser muito prejudicial.
A recomendação é nunca responder de bate-pronto a algo que lhe tenha deixado enfurecida. Redija a resposta, aguarde meia hora, leia novamente com mais calma, retire do texto o que for ofensivo, deixe o que for profissional e só aí encaminhe a mensagem.
Em comunicações diretas, a tecnologia tanto pode ser um atalho quanto uma armadilha.
Max Gehringer, para CBN.
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