Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/===================================================================================
O melhor antídoto contra o 'não'

Um ouvinte aparentemente bem humorado escreve: "Outro dia você comentou sobre a arte de dizer 'não'. E eu tenho um chefe que é catedrático nesse assunto. Pedi uma bolsa para estudar e ele disse 'não'. Pedi um reajuste de salário e ele disse 'não'. Pedi uma transferência para outro setor e ele disse 'não'. A minha pergunta é: quantos 'não' a gente precisa ouvir para entender que jamais ouvirá um 'sim'?"
Bem, se todos os 'não' vieram acompanhados por uma justificativa coerente, o número pode ser infinito. Por exemplo, a empresa não tem como norma conceder bolsa de estudo. Se o funcionário pede, a resposta é negativa. Não porque o chefe aprecia o som do 'não', mas porque a decisão está acima da competência dele.
Um reajuste de salário se enquadra nesta mesma categoria caso exista um plano bem definido de cargos e salários e uma avaliação anual de desempenho que determinará quem merece um reajuste.
Então, dos três 'não' mencionados, o único duvidoso é o da transferência interna, mas eu espero que o chefe tenha dado alguma explicação para o nosso ouvinte.
Eu convivi com funcionários que ficavam arrasados ao ouvir o primeiro 'não' da vida, como se ele fosse uma sentença permanente.
Convivi com outros que acreditavam que nenhum 'não' era para sempre. Eles pediam a mesma coisa várias e várias vezes, imaginando que um dia, venceriam o chefe pelo cansaço. E para minha surpresa, isso realmente acabou acontecendo num caso ou outro.
E convivi com gente que sabia como argumentar e que apresentava dados indiscutíveis ao fazer uma solicitação. Esses raramente recebiam um 'não'.
Portanto, o melhor antídoto para o 'não' é saber ponderar o que se pede, como se pede e a hora em que se pede.
Max Gehringer, para CBN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário