Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/===================================================================================
O que devo fazer se sou muito emotiva no trabalho?

Uma ouvinte escreve: "Meu problema é que sou explosiva. Já recebi várias recomendações de meus superiores para tentar ser mais calma e menos emotiva. Mas não consigo. Respondo antes de pensar e sempre num tom de voz mais alto e quase sempre agressivo. E isso acaba gerando confrontos e mal-entendidos. Sempre fui assim e não consigo evitar. E pergunto se há algo que eu possa fazer?"
De fato, esse tipo de comportamento, também chamado de pavio curto, é responsável por minar, no nascedouro, carreiras que poderiam ser muito promissoras. É verdade que não temos como controlar todas as situações que aparecem no trabalho. Mas podemos sim, aprender a controlar melhor as nossas reações quando alguma coisa nos desagrada.
No seu caso, como você está bem consciente de que sua carreira pode degringolar se você continuar a agir com essa intempestividade desnecessária, a solução é procurar ajuda clínica especializada. As recomendações que você irá ouvir irão desde caminhar diariamente, ou ter algum hobby que lhe ajude a relaxar, ou tomar algum calmante que o médico lhe receite ou fazer terapia para tentar descobrir as reais causas do seu comportamento, para poder minimizá-las. Mas o importante é que você procure logo essa ajuda.
Geralmente, quem tem pavio curto costuma se defender alegando que numa situação de pressão, é melhor desabafar do que se segurar. Mas a ciência já comprovou que isso não apenas não é verdade, como é exatamente o contrário. Explodir por qualquer coisa é que pode causar problemas físicos e emocionais, na vida e no trabalho.
Max Gehringer, para CBN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário