2015-05-22

Sou chamado para entrevistas, mas não consigo emprego - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 22/05/2015, com uma lista de quatro coisas que podem estar prejudicando um candidato a uma vaga de emprego numa entrevista.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Sou chamado para entrevistas, mas não consigo emprego

entrevista de emprego fail

Um ouvinte escreve: "Sou chamado para entrevistas, mas sem sucesso. Pergunto o que ocorre, já que tenho experiência e graduação?"

A resposta mais lógica é que apareceram candidatos mais adequados do que você às vagas oferecidas. Por outro lado, o seu currículo chamou a atenção dos recrutadores, o que significa que você possuía a formação e as habilidades que as empresas em questão estavam procurando.

O que, então, estaria lhe faltando? Vou lhe dar uma lista, para que você possa fazer uma auto-avaliação.

Primeiro: a postura. É a maneira como você chega, aperta a mão do entrevistador, senta, não cruza os braços, não mexe demais as mãos e mantém sempre a atenção na conversa. Ou seja, tudo aquilo que você demonstra sem falar.

Segundo: a comunicação. Você responde o que lhe é perguntado com segurança, sem enrolar, sem usar gíria, sem esticar explanações e nem tropeçar nas palavras. Lembre-se que, em entrevistas, quem não consegue explicar algo em dois minutos, não conseguirá explicar em dez.

Terceiro: o conhecimento. Entrevistadores apreciam candidatos que se interessaram em pesquisar informações sobre a empresa e que as mencionam durante a entrevista. Isso passa a impressão de que você está querendo aquele emprego, e não qualquer um que apareça.

E quarto: a contribuição. A cada resposta, mostre como o que você aprendeu na escola e na prática, poderá beneficiar aquela empresa.

Não estou afirmando que você não tenha feito tudo isso. Apenas estou dizendo que alguém fez melhor do que você.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: