Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/==========================================================================
Cuidado ao contratar um amigo para a sua empresa
![amizade no trabalho](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEixF8AD2R6uW6Qk798cql7-QjJXmgWGlDGX-H2ChzK3cG_31TrPSyDrw5R2uV0OzXCHLxqcYmLiN2lPioiGX12QV8vxrYXqDStA1H1PEv2hmWYkG4a_cNqZvZcJE4oGAD65vYKs/s1600/amizade-no-trabalho.jpg)
Um ouvinte escreve: "Sou encarregado de um setor em uma empresa de grande porte. Um amigo meu, que está desempregado, me pediu uma oportunidade e existe uma vaga aberta em meu setor. Só tenho dúvidas quanto ao que pode acontecer se eu contratar um amigo."
Vamos lá. Você pode contratar um amigo caso ele seja o melhor candidato para a vaga. Se ele não for e você contratá-lo só pela amizade, seus demais subordinados irão colocar em dúvida o seu discernimento.
E caso o seu amigo seja contratado e não demonstre ser um funcionário a altura do que a sua empresa espera, você acabará também tendo problemas com o seu superior imediato.
Mas você pode evitar tudo isso, e ao mesmo tempo tentar ajudar o seu amigo, solicitando que outras pessoas o entrevistem. Uma de recursos humanos e outra com o mesmo cargo que o seu, mas de um setor paralelo ao seu.
Tendo duas opiniões favoráveis de profissionais não ligados emocionalmente à situação, você poderá fazer a contratação.
E caso ela ocorra, é indispensável você deixar claro a seu amigo que a amizade só vale da portaria da empresa para fora, porque dentro dela, ele receberá o mesmo tratamento que você dedica aos demais subordinados.
Muitos amigos que contratam amigos deixam de enfatizar esse fato óbvio. E por isso, acabam sendo vítimas de quem confunde amizade com profissionalismo.
Max Gehringer, para CBN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário