2017-10-03

Mentir em processos seletivos de empresas é muito prejudicial - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 03/10/2017, com um ouvinte que mentiu numa entrevista de emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Mentir em processos seletivos de empresas é muito prejudicial

mentira em entrevista de emprego

Um ouvinte escreve: "Consegui uma entrevista em uma empresa que tem um bom nome no mercado e eu não quis perder essa chance. Ao ser perguntado se eu tinha experiência em um determinado setor, eu imediatamente disse que sim e até mencionei uma empresa na qual tinha trabalhado, para dar sustentação ao que falei. Só que isso não era verdade, eu nunca havia tido nenhuma experiência naquele setor.

O entrevistador calmamente me pediu para eu dar o nome de uma pessoa daquela empresa, para confirmar o que eu disse. E eu comecei a suar frio. Disse que não sabia se a pessoa ainda trabalhava lá, mas que eu iria verificar e passaria o contato. Agora não sei o que fazer. Será que corro o risco de perder a vaga?"


Sim, você corre. Mentir em entrevistas só é pior do que tentar agredir fisicamente o entrevistador.

Você agora teria uma de três coisas a fazer. Manter a mentira e passar um nome fictício para ver no que dá. Ou fingir-se de morto. Ou confessar que mentiu porque precisava do emprego.

Nenhuma das três irá funcionar, principalmente a primeira. Porque quando o entrevistador pediu o contato, ele já desconfiou de sua história.

De qualquer forma, se for para arriscar, o melhor é confessar. Eventualmente, um entrevistador muito compreensivo poderá relevar a sua mentira, atribuindo-a à pressão do momento e conceder-lhe a chance de continuar no processo.

Mas não conte muito com isso. E, nas próximas entrevistas, sugiro que você se atenha aos fatos que pode comprovar.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: