2011-05-06

'Como posso lidar com a inveja de colegas por estar cursando MBA?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 06/05/2011, sobre como lidar com a inveja de colegas de trabalho por cursar um MBA.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Como posso lidar com a inveja de colegas por estar cursando MBA?'

inveja no trabalho
"Eu trabalho em um setor com doze colegas", escreve um ouvinte. "Este ano decidi investir em minha carreira, cursando um MBA. Essa decisão fez com que alguns dos meus colegas passassem a me discriminar e a me denegrir perante o chefe. Como posso lidar adequadamente com essa demonstração de inveja?"

Primeiramente, não vou duvidar de sua palavra de que o mal estar se deu apenas e tão somente em função de sua decisão de cursar um MBA. Se for isso mesmo, os seus colegas têm cérebros do tamanho de ervilhas. Logo, ignore os invejosos e siga em frente, de peito aberto e cabeça erguida.

Segundamente, com o devido respeito, permita-me duvidar de sua palavra. Todos os dias surgem motivos muito mais sérios do que esse para que colegas de trabalho se desentendam. E o que mantém o balanço civilizado em uma empresa é o chamado bom senso. Se todo mundo resolvesse brigar por qualquer coisinha, a empresa logo se transformaria numa praça de guerra. Eu acredito que outros fatos tenham acontecido antes e que a relação entre você e alguns de seus colegas já não era boa.

Se não for isso, há um outro fator que talvez possa ter provocado o pecado capital da inveja. É um outro pecado capital chamado soberba. Pode não ser o seu caso, mas eu cansei de ver profissionais que começaram a cursar um MBA ficarem repetindo isso a todo o instante, mesmo quando a menção ao curso era totalmente desnecessária. Isso realmente provoca reações antagônicas.

Eu sugiro que você faça um exame de consciência e reveja a sua avaliação pessoal da situação. Se realmente vários colegas estão contra você, qualquer que seja o motivo, a sua tábua de salvação é o seu chefe, se ele estiver a seu favor.

De qualquer forma, não abandone o MBA, que de fato será importante para sua carreira. Só não fique alardeando essa importância, caso você esteja fazendo isso, e tudo voltará ao normal.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: