Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 22/05/2017, sobre empresas, mudanças e inovação.
Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/==========================================================================
'Empresa fala muito de inovação, mas não inova'
Uma ouvinte escreve: "A empresa em que trabalho fala muito em inovação, mas não vejo muita coisa sendo inovada. Nossos métodos continuam sendo os mesmos que sempre foram. Será que inovação é outra daquelas palavras que as empresas usam, mais para aparecer para o mercado, do que realmente para colocar em prática?"
Bom, eu me arriscaria a dizer que a sua empresa não se parece com o que ela mesmo era há dez anos. Nenhuma se parece. A tecnologia estabeleceu novos parâmetros de execução e de comunicação, obrigando a mudança de processos internos. O consumidor mudou. As leis mudaram.
O que ocorre com a inovação, que muitas empresas pregam e se orgulham de ter, é o grau de adoção de novidades. Nenhuma empresa que conheço, mesmo as mais desenvolvidas, está pensando em mudar tudo, todos os dias.
Nelas, a inovação é mais um sinal de alerta para que ninguém se acomode, para que cada um sempre pense se não existe uma maneira mais eficiente de executar as próprias tarefas, o que não significa que tudo precise ser obrigatoriamente alterado.
Se a sua empresa muda aos poucos e sem fazer alarde, fazendo adaptações sistemáticas, isso é inovação. Se ela incentiva cada um a pensar em fazer o que faz, mais rapidamente, com mais segurança e com mais produtividade, isso é inovação.
As melhores mudanças são aquelas feitas pontualmente, quase sem serem percebidas. Porque elas evitam a necessidade de mudanças radicais e dolorosas.
Max Gehringer, para CBN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário