2017-05-16

'Novo mecanismo da minha empresa atrapalha meu trabalho' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 15/05/2017, com um ouvinte vendedor que tem o seu trabalho atrapalhado por causa de um sistema novo que a empresa implantou.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Novo mecanismo da minha empresa atrapalha meu trabalho'

usuário computador irritado

Escreve um ouvinte: "Sou vendedor de varejo e visito cerca de cinquenta clientes por dia. Em alguns eu vendo, em outros não. No mês passado, a empresa deu a cada vendedor um computador de mão e passamos a ter que registrar os horários de chegada e saída em cada cliente. E no caso de não haver venda, digitar uma explicação.

Com isso, minha média de visitas caiu quase 20% e minhas comissões também. A empresa alega que agora pode saber os motivos de cada visita sem venda e estudar maneiras de resolvê-las. Eu concordo, mas o nosso chefe exige que o número de clientes visitados continue a ser o mesmo que era. O que podemos fazer?"


Vamos lá. O que sua empresa fez foi correto. O que está errado é o programa que foi instalado em seu computador de mão. Ele poderia ter duas bolinhas para você clicar e o próprio aparelho registraria os horários de chegada e de saída.

Numa segunda tela, você teria uma lista dos dez principais motivos para não ter havido venda e clicaria num deles. Por exemplo, "o estabelecimento estava fechado" ou "o proprietário não estava e só ele pode comprar", ou "havia estoque suficiente de mercadorias". Aí, você só teria que digitar os motivos que fogem a normalidade e que são um ou dois por semana.

Muitas empresas cometem esse tipo de engano, não só em vendas, como também em outras áreas. A intenção sempre é boa, a de deixar tudo registrado e disponível para análise, mas se o programa não for amigo do usuário, e o de vocês não é, a empresa mais perde do que ganha com a implantação.

A sua empresa irá descobrir isso rapidinho e encomendará um programa mais amigável.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: