Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 26/12/2012, sobre como sugerir mudanças em uma empresa sendo recém-contratado.
Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
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'Saí de uma empresa organizada e entrei em uma caótica'
Um ouvinte escreve: "Saí de uma empresa muito organizada e entrei em uma que é caótica. Estou aqui há apenas dois meses, mas já percebi que posso dar grandes contribuições no sentido de melhorar processos, diminuir a burocracia e facilitar a comunicação interna. Como você sugere que eu faça isso sem ofender a ninguém?"
Vamos lá. Você tem espírito de empreendedor e está bem intencionado. Porém, pare por um instante, respire fundo e pense. Quando você foi contratado, alguém mencionou que você poderia ajudar a tornar a empresa menos caótica? Se ninguém mencionou, o motivo é simples: o pessoal aí não vê as coisas da mesma maneira que você está vendo. Talvez todos já estejam tão acostumados com o ritmo frenético que nem notam que estão dando voltas sem sair do lugar.
Você pode fazer comparações com a sua empresa anterior, mas usá-la como modelo vai gerar uma reação contrária a que você imagina. A frase menos apreciada na boca de um recém-contratado é: "Na minha ex-empresa...". E a mais apreciada é: "Aqui, na nossa empresa...". Por isso, antes de propor qualquer mudança, você precisa ser aceito e conseguirá isso elogiando tudo o que você vê. Incluindo o que, em sua opinião, possa parecer errado.
Um dia, muito em breve, a oportunidade de você fazer uma sugestão irá surgir, espontaneamente, sem que você precise forçar o assunto. Depois que sua primeira sugestão for aceita, sem criar antagonismos, o resto será fácil. Porque então todos já saberão que você se adaptou à empresa. Hoje, você daria a impressão de que está tentando adaptar a empresa a você.
Max Gehringer, para CBN.
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