Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 04/08/2017, com uma ouvinte que vai pedir demissão por causa do ambiente ruim da empresa e quer saber se deve relatar isso na sua saída.
Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/==========================================================================
Clima ruim em empresas gera pedidos de demissão
Uma ouvinte escreve: "Estou decepcionada com a empresa na qual trabalho faz 3 anos. O ambiente mudou muito por aqui com a chegada de novos gestores e o clima passou a ser de fofocas, intrigas, acusações e desinteresse. Estou quase a ponto de conseguir outro emprego e pergunto se, quando for pedir a minha demissão, devo relatar os verdadeiros motivos que me levaram a sair?"
Não, você não deve.
Muitas empresas têm genuíno interesse em saber por que um bom funcionário está pedindo a conta. Existem entrevistas de saída e tudo o que é dito pelo demissionário é investigado e corrigido, para evitar que outros bons funcionários venham a tomar a mesma atitude.
Se a sua empresa não tem um processo desse tipo, o mais provável é que tudo o que você fale caia no vazio. Pior: se a sua empresa é mesma tão do avesso como você diz, as verdades que você disser poderão ser tomadas como ofensas, e não como uma tentativa de colaborar.
O melhor seria você sair em paz, dizendo que recebeu uma proposta melhor. Além disso, se você foi uma boa funcionária, e parece ter sido, a sua empresa atual poderá lhe acolher de volta algum dia, quando a atual situação de desordem for substituída por uma gestão mais profissional.
Em resumo: não adianta você desabafar na sua saída, mesmo que seja com a melhor das intenções, porque empresas ruins não entendem propósitos bons.
Max Gehringer, para CBN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário