2017-08-16

Empresas podem ter acesso a e-mails de funcionários? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 16/08/2017, sobre como empresas podem ter ler os e-mails dos funcionários, desde que esse e-mail seja o da empresa.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Empresas podem ter acesso a e-mails de funcionários?

privacidade online

Uma ouvinte escreve: "A empresa em que trabalho baixou uma norma, informando que nossos e-mails podem ser lidos a qualquer momento, por nosso chefe ou alguma outra autoridade que a empresa determine. Isso não seria invasão de privacidade?"

Não se o endereço do e-mail for o da empresa. Em termos bem simples: a empresa recebe mensagens, que são endereçadas a um determinado empregado, mas isso não torna esse empregado proprietário do e-mail. Tudo o que transcorre nele é do interesse da empresa, que pode acessá-lo quando e se achar conveniente.

A questão é: por que a sua empresa tomou essa atitude? Seria por temer que informações confidenciais possam estar circulando indevidamente? Ou por achar que alguns empregados estejam gastando muito tempo trocando mensagens particulares? Algum motivo sempre existe e o mais provável é que algum e-mail gerado na empresa trouxe algum tipo de prejuízo, material ou moral.

Mas eu concordo com você que decisões desse tipo, embora legais, precisam ser melhor explicadas, para não passar a todos uma impressão de desconfiança que possa ter surgido em relação a um ou outro caso isolado.

Por outro lado, empresas estão cada vez mais preocupadas com a rapidez com que informações internas acabam repercutindo em redes sociais. E por isso, tentam impor práticas permitidas legalmente, o que é o caso do e-mail.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: