Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 14/08/2017, com um ouvinte que está com dificuldade para achar seu primeiro emprego.
Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/==========================================================================
Experiência universitária não é garantia de emprego imediato
Um ouvinte escreve: "Tenho 25 anos e estou em busca do meu primeiro emprego, mas até agora só acumulei frustrações. Entendo que existem pessoas que precisam trabalhar enquanto estão estudando, mas como esse não era o meu caso, me dediquei a aproveitar ao máximo tudo o que o curso que fiz podia ensinar. Participei de todas as atividades possíveis e fiz parte de todos os grupos de trabalho que surgiram. Será que nada disso tem valor para o mercado de trabalho?"
Sim, tem. Tudo o que você aprendeu será útil na execução de um trabalho, mas não é garantia de um emprego imediato, como você já percebeu.
Isso porque o recrutador sabe o que é uma faculdade, mas um candidato que nunca trabalhou não sabe o que é uma empresa: não sabe como as relações entre pessoas funcionam nela, ou como se posicionar em uma discussão, ou como estabelecer uma relação produtiva entre subordinado e chefe.
Nada disso é ensinado em escolas e o aprendizado só virá com a prática no dia-a-dia. Por isso, empresas tendem a contratar quem já tenha alguma experiência, porque esses candidatos terão menos dificuldades para se enquadrar em um ambiente profissional que será completamente diferente do ambiente escolar.
É por esse motivo que começar a trabalhar cedo é importante. Mas tudo isso não significa que você não virá a ser um excelente profissional. Mas significa que ao procurar o primeiro emprego, você terá desvantagem em relação a quem já tem quatro ou cinco anos de experiência.
Max Gehringer, para CBN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário