2017-09-05

Capitanear processos seletivos exige profissionalismo - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 04/09/2017, com uma ouvinte gestora que não considerou o pedido de um funcionário que voltasse atrás em seu pedido de demissão, depois de já haver selecionado outra pessoa para trabalhar em seu lugar.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

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Capitanear processos seletivos exige profissionalismo

processo de seleção

Uma ouvinte escreve: "Sou gestora de um setor com doze funcionários. Um deles pediu a conta e fiquei desapontada, porque ele era um dos melhores do setor em termos de resultados. Mas fiz o que tinha que fazer: iniciei um processo para substituí-lo, entrevistei vários candidatos e escolhi um deles, que aceitou a nossa oferta e pediu demissão da empresa em que estava empregado.

Uma semana antes do fim do aviso prévio, o subordinado que havia pedido a conta me disse que se arrependeu e gostaria de ficar. Não tenho dúvidas de que essa seria a melhor solução para a empresa, mas considerei a situação do profissional que eu havia selecionado e decidi agir com o coração, mantendo a demissão do primeiro e a contratação do segundo. Agora estou em dúvida se fiz a coisa certa."


Sim, você fez. Tirar uma pessoa de um emprego e depois dizer a ela que a vaga não está mais disponível, passaria uma impressão terrível da empresa em que você trabalha.

Uma coisa é o seu subordinado ter pedido a conta num momento passageiro de insatisfação. E outra coisa é ele ter deixado o processo de substituição caminhar, durante pelo menos duas semanas, sem mostrar arrependimento pela decisão tomada e só se manifestar quando o processo já estava encerrado.

E não acho que você tenha agido somente com o coração. Além de ter sido profissional durante toda a situação, você deixou um recado claro aos demais subordinados: o de que atitudes impensadas têm um preço.

Max Gehringer, para CBN.


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