Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 11/09/2018, com uma ouvinte que sempre pede desculpas antes de falar qualquer coisa.
Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/==========================================================================
É preciso saber quando se desculpar
Uma ouvinte escreve: "Tenho o costume de pedir desculpas com muita frequência. Até começo frases com um 'Olha, me desculpe...', para depois dizer algo sem nada que precise ser desculpado. Não me sinto mal por ser assim socialmente, mas no trabalho, meu receio é que esse hábito esteja passando a impressão de que estou sempre errada."
Bom, para começar, vamos convir que é melhor trabalhar com alguém que pede desculpas por tudo, do que com um colega mais que perfeito, que nunca se desculpa por nada.
Mas o seu receio tem fundamento. No trabalho, uma pessoa que vive se desculpando faz com que alguns colegas assumam, em relação a ela, uma posição de superioridade, já que, aparentemente, quem por tudo se desculpa, pode levar a culpa por quase tudo. E, como você bem sabe, o que não falta no trabalho é gente querendo botar a culpa nos outros.
Mas voltando ao seu caso, ou você tem algum problema psicológico de longa data, e aí necessitaria da ajuda de um profissional do ramo, ou tem somente um cacoete de linguagem, e um bom curso de oratória a ajudaria a se livrar dele.
O importante, porém, é você conservar o que tem de bom, que é saber, prontamente e adequadamente, se desculpar quando cometeu algum erro, ou magoou alguém, ou criou algum problema.
Mas acredite que é bem mais difícil alguém aprender a se desculpar quando deve, do que será para alguém como você, se livrar de um incômodo repetitivo ao se expressar falando.
Max Gehringer, para CBN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário