2018-10-18

Defendi minha empresa contra fake news em uma rede social e fui repreendido. Por quê? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 18/10/2018, com um ouvinte que recebeu uma notícia falsa sobre um produto de sua empresa, decidiu responder e foi repreendido pelo chefe.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Defendi minha empresa contra fake news em uma rede social e fui repreendido. Por quê?

fake news redes sociais

Um ouvinte escreve: "Circulou na rede social de que participo, uma notícia falsa sobre um produto da empresa em que trabalho. Ao ver que pessoas do meu grupo estavam fazendo comentários e adicionando ainda mais insultos à mentira contada, eu decidi responder, fazendo uma defesa das condições de higiene da minha empresa, e da qualidade dos materiais e dos equipamentos que ela utiliza.

De algum modo, minha mensagem chegou ao conhecimento do meu superior, que me criticou e me mandou parar. Fiquei surpreso. Um funcionário, que saiu em defesa da empresa em que trabalha, não deveria ter sido elogiado?"


Nesse caso específico, não. Ao passar informações a um grupo heterogêneo de pessoas, muitas das quais poderão re-endereçar a sua mensagem a outras redes, você poderia estar revelando segredos industriais e dados confidenciais que a sua empresa quer preservar. E ela é que deve preparar um esclarecimento público, caso considere isso necessário.

Por outro lado, como essas notícias vêm se tornando mais comuns, empresas como a sua, que têm marcas conhecidas, já deveriam ter informado os funcionários como cada um deve proceder, caso receba uma notícia falsa, como reportar e a que área encaminhar.

Isso evitaria que iniciativas pessoais e bem intencionadas, como a sua, além de não resolver o problema da mentira, ainda possam criar um problema adicional: o da quebra de sigilo.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: