Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 17/10/2018, com um ouvinte que recebeu uma avaliação negativa em sua avaliação de desempenho.
Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/==========================================================================
O que fazer depois de levar nota baixa na avaliação de desempenho?
Escreve um ouvinte: "Trabalho em uma multinacional bastante ortodoxa no relacionamento com os funcionários. A cada ano, temos um processo de avaliação de desempenho, no qual ficamos sabendo o que está bom e o que é preciso melhorar.
Eu tive a impressão de que meu trabalho seria considerado entre bom e ótimo. E fiquei surpreendido quando meu gestor me deu uma avaliação apenas regular.
Os pontos que ele apresentou para baixar minha nota não levaram em conta a consistência do meu trabalho, mas apenas fatos isolados do meu comportamento. Não estou conseguindo digerir esse resultado."
Muito bem. Se bem entendi, essa avaliação anual ortodoxa é um exercício obrigatório, determinado pela matriz. Até aí, tudo bem. Mas parece ser também o único momento em que existe uma conversa unilateral entre gestor e subordinado. E aí, tudo mal.
Não me passa pela cabeça que um gestor fique 12 meses observando subordinados, sem chamar a atenção deles para falhas ou deslizes, que possam influir na avaliação, para um belo dia, ele descarregar tudo de uma vez.
Um processo de avaliação só funciona se for constante e contínuo, para finalmente ser formalizado sem maiores surpresas.
Pode até ser que você tenha merecido a nota regular que ganhou. E portanto, deve ficar atento aos pontos negativos apontados. Mas esse tipo de avaliação, única e sem apelação, já saiu de moda há uns 20 anos.
Max Gehringer, para CBN.
Um comentário:
lindas e impressionantes.nota 10.
Postar um comentário