2019-01-29

'Comecei na empresa há pouco tempo, mas meus colegas não me receberam bem' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 29/01/2019, com um ouvinte que começou em um emprego e não foi bem-recebido.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Comecei na empresa há pouco tempo, mas meus colegas não me receberam bem'

ambiente de trabalho colegas ruins

Escreve um ouvinte: "Comecei em uma empresa há pouco tempo e me deparei com um problema inesperado. Meus colegas não me receberam bem e continuam me ignorando. Não sei se é por causa da minha idade, já que todos são mais velhos do que eu e antigos de casa. Ou se é por causa da minha formação, já que meus colegas, quando muito, concluíram um curso superior, mas já há bastante tempo.

Pensei em falar sobre essa situação com o gerente do setor, mas temo que isso possa complicar, ainda mais, o que já não está bom. Você vê algum motivo que eu não esteja vendo, para esse tratamento pouco civilizado?"


Bom, começando pelo que você descreveu, eu posso ver um: o receio de seus colegas de que o sucesso de alguém jovem e bem-formado, possa levar a direção da empresa a cogitar a substituição dos mais antigos por outros com mais potencial, como você.

Mas não creio que o motivo possa ser só esse. É provável que você, mesmo sem intenção, tenha tido algum comportamento ou feito comentários que deixaram os seus colegas com um pé atrás.

Se você vê futuro nessa empresa, eu lhe sugiro não tentar ser agradável para compensar a má-vontade geral. Procure ser apenas eficiente, falando pouco e trabalhando bem.

O que realmente importa é como o seu gerente irá avaliar o seu desempenho. A retração de seus colegas irá cessar quando eles perceberem que você quer ser mais um no elenco, e não o astro principal.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: